segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vitória Ilha de Encantos




Vitória, " Ilha do Mel " como era chamada pelos índios, foi conhecida por vários outros nomes, entre eles: "Cidade Presépio do Brasil" e depois "Delícia de Ilha". Não faltou títulos para a cidade que hoje é a capital do Espirito Santo. Acredita-se que o nome de " Vitória " foi dado depois de uma batalha em que Vasco Fernandes Coutinho conquistou sobre os índios que habitavam nossa ilha. Fundada em 1551, é a 3 capital mais antiga do Brasil, ficando atrás apenas de Recife e Salvador, também e uma das 3 capitais que são ilhas.

                       
  Vitória antigamente, vista para o Porto. 
(Acervo da Biblioteca Central da UFES).


Rica em patrimônios históricos, a Cidade Alta está localizada no centro da cidade, onde encontramos a sede do Governo no palácio Anchieta, muitas igrejas, com seus mais variados estilos, a Catedral Metropolitana, a Capela de Santa Luzia, que é a construção mais antiga da cidade, o Convento de São Francisco que passou por uma recente restauração, também há o Teatro Carlos Gomes, que é uma réplica do Scala de Milão, e foi projetado pelo arquiteto Homero Massena.


                         
                Catedral Metropolitana de de Vitória. Foto: Divulgação - Governo do Estado.



                
                                       
                                        Capela Santa Luzia. Foto/Desenho: Wagner Veiga.


                         
                         Teatro Carlos Gomes.


Com belas praias, Vitória é um atrativo para os finais de semana, de dia, temos as praias da Ilha do Boi, Ilha do Frade, Curva da Jurema, a noite não falta opção, a praia de Camburi, conta com sua orla de 6km, bem iluminados, é  um convite à práticas de esportes.


                       
Praia Curva da Jurema.


                        
                        Praia de camburi.


Vitória conta com vários parques municipais, o Parque Pedra da Cebola, é uma alternativa de diversão em família, o Parque da Fazendinha, é um pedacinho do interior na capital, com árvores frutíferas e uma variedade de animais, o Parque da Fonte Grande, com uma vista privilegiada, que da para observar boa parte da cidade, entre muitos outros que valem apena fazer uma visita.


                       Parque da Fonte Grande / Arquivo
Parque da Fonte Grande.


                       
Parque Pedra da Cebola.


Com uma cultura musical variada, Vitória vai do Congo ao Rock, do Reggae ao Pop, mostrando o que é de verdade, essa mistura única, que compõem o Espirito Santo. Vitória é tão encantadora, que ganhou uma música, que se tornou o hino emocional de Vitória, o compositor Pedro Caetano, um paulista, mais apaixonado por Vitória compôs "Vitória Cidade Sol ", que descreve  ao seu ver, as maravilhas de nossa incrível cidade.


            Hino Emocional de Vitória - Vitória Cidade Sol (Pedro Caetano).


Cidade Sol, com o céu sempre azul
Tu és um sonho de luz norte a sul
Meu coração te namora e te quer
Tu és Vitória um sorriso de mulher
Do Espírito Santo, és a devoção
Mas para os olhos do mundo, és uma tentação
Milhões te adoram, e sem favor algum
Entre os milhões, eis aqui mais um .           


                         
                         Símbolos do Congo Capixaba.

 "Moqueca de verdade só tem aqui, o resto é peixada", não poderíamos deixar de falar da culinária capixaba, com o diferencial das panelas de barro, produzidas em goiabeiras, tem origem indígena, é uma tradição passada de geração para geração, conhecida também pela Torta Capixaba, que só se encontra aqui, com seu paladar único.
                                            



  Moqueca Capixaba.



                        
Torta Capixaba.

 Vitória é tudo isso, um mix de cultura, sabores e cores, não é o Rio de Janeiro, mais está de braços abertos para quem quiser apreciar suas belezas.

2 comentários:

  1. Ei pessoal.. tudo bem? E como é Vitória para vocês? Um dos objetivos do blog é informar, mas e a vivência de vocês em relação à cidade? Espero algo mais autoral na próxima postagem. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Belas fotos!!!
    Observem algumas incorreções ao empregarem mais/mas, e/é. Cuidado ao usar a vírgula e também em relação à concordância verbo/sujeito.
    Shalon.

    ResponderExcluir