Vitória, " Ilha do Mel " como era chamada pelos índios, foi conhecida por vários outros nomes, entre eles: "Cidade Presépio do Brasil" e depois "Delícia de Ilha". Não faltou títulos para a cidade que hoje é a capital do Espirito Santo. Acredita-se que o nome de " Vitória " foi dado depois de uma batalha em que Vasco Fernandes Coutinho conquistou sobre os índios que habitavam nossa ilha. Fundada em 1551, é a 3 capital mais antiga do Brasil, ficando atrás apenas de Recife e Salvador, também e uma das 3 capitais que são ilhas.

Vitória antigamente, vista para o Porto.
(Acervo da Biblioteca Central da UFES).
Rica em patrimônios históricos, a Cidade Alta está localizada no centro da cidade, onde encontramos a sede do Governo no palácio Anchieta, muitas igrejas, com seus mais variados estilos, a Catedral Metropolitana, a Capela de Santa Luzia, que é a construção mais antiga da cidade, o Convento de São Francisco que passou por uma recente restauração, também há o Teatro Carlos Gomes, que é uma réplica do Scala de Milão, e foi projetado pelo arquiteto Homero Massena.
Catedral Metropolitana de de Vitória. Foto: Divulgação - Governo do Estado.

Capela Santa Luzia. Foto/Desenho: Wagner Veiga.
Teatro Carlos Gomes.
Com belas praias, Vitória é um atrativo para os finais de semana, de dia, temos as praias da Ilha do Boi, Ilha do Frade, Curva da Jurema, a noite não falta opção, a praia de Camburi, conta com sua orla de 6km, bem iluminados, é um convite à práticas de esportes.

Praia Curva da Jurema.

Praia de camburi.
Vitória conta com vários parques municipais, o Parque Pedra da Cebola, é uma alternativa de diversão em família, o Parque da Fazendinha, é um pedacinho do interior na capital, com árvores frutíferas e uma variedade de animais, o Parque da Fonte Grande, com uma vista privilegiada, que da para observar boa parte da cidade, entre muitos outros que valem apena fazer uma visita.

Parque da Fonte Grande.
Parque Pedra da Cebola.
Com uma cultura musical variada, Vitória vai do Congo ao Rock, do Reggae ao Pop, mostrando o que é de verdade, essa mistura única, que compõem o Espirito Santo. Vitória é tão encantadora, que ganhou uma música, que se tornou o hino emocional de Vitória, o compositor Pedro Caetano, um paulista, mais apaixonado por Vitória compôs "Vitória Cidade Sol ", que descreve ao seu ver, as maravilhas de nossa incrível cidade.
Hino Emocional de Vitória - Vitória Cidade Sol (Pedro Caetano).
Cidade Sol, com o céu sempre azul
Tu és um sonho de luz norte a sul
Meu coração te namora e te quer
Tu és Vitória um sorriso de mulher
Do Espírito Santo, és a devoção
Mas para os olhos do mundo, és uma tentação
Milhões te adoram, e sem favor algum
Entre os milhões, eis aqui mais um .

Símbolos do Congo Capixaba.
"Moqueca de verdade só tem aqui, o resto é peixada", não poderíamos deixar de falar da culinária capixaba, com o diferencial das panelas de barro, produzidas em goiabeiras, tem origem indígena, é uma tradição passada de geração para geração, conhecida também pela Torta Capixaba, que só se encontra aqui, com seu paladar único.

Moqueca Capixaba.

Torta Capixaba.
Vitória é tudo isso, um mix de cultura, sabores e cores, não é o Rio de Janeiro, mais está de braços abertos para quem quiser apreciar suas belezas.
Ei pessoal.. tudo bem? E como é Vitória para vocês? Um dos objetivos do blog é informar, mas e a vivência de vocês em relação à cidade? Espero algo mais autoral na próxima postagem. Abraços
ResponderExcluirBelas fotos!!!
ResponderExcluirObservem algumas incorreções ao empregarem mais/mas, e/é. Cuidado ao usar a vírgula e também em relação à concordância verbo/sujeito.
Shalon.